Alojamento de sites em ambientes de alta disponibilidade

ambiente_alta_disponibilidade1

Alta Disponibilidade, conhecida também como HA (High Availability), é o termo que representa serviços que não podem sofrer interrupção. Todo servidor está sujeito a falhas, assim como todo ambiente que abriga e aloja servidores podem, eventualmente, sofrer uma pane de energia ou queda de link internet.

Para reduzir a chance de que um problema em um dos componentes possa interromper totalmente o serviço de hospedagem, a redundância 2N+1 especifica de que cada componente, desde o servidor, até os switches e roteadores, devem ser instalados em pares, em ambiente de alta disponibilidade. No caso de uma falha em um destes equipamentos, o outro, reserva, assumiria a carga de trabalho automaticamente.

Mesmo assim, não existe garantia de 100% de disponibilidade, já que até mesmo dois componentes (o principal e o reserva) podem falhar simultaneamente, por mais que esta seja uma probabilidade pequena.

Muitos usuários confundem os papéis dos players dos mercado e atribuem a eles obrigações e funções que não lhe cabem. Por exemplo, uma hospedagem compartilhada, que geralmente cobra preços populares, jamais terá esta estrutura de alta disponibilidade, pois seu preço de manutenção inviabiliza o negócio, ou seja, é impossível cobrar muito pouco e ainda assim oferecer uma infra-estrutura com tanta complexidade. Servidores dedicados também não garantem alta disponibilidade por si só, já que, isoladamente, cada servidor web continua sendo um ponto único de falha.

A solução de hospedagem em alta disponibilidade está entre as modalidades mais caras justamente por conta da duplicação de toda infra-estrutura necessária para atender a demanda, assim como a intolerância a períodos de downtime. Ainda assim, nada é garantido, sempre haverá a chance de um serviço sofrer algum tipo de interrupção, independente de quantos servidores redundantes ou reservas estejam disponíveis.