Pré-requisitos
Para hospedar um site, sempre precisamos de um domínio. Provedores até podem providenciar um subdomínio gratuitamente, porém o recomendado é registrar um domínio próprio. O serviço de registro também é ofertado por diversas empresas.
Limites
As empresas de hospedagem especificam limites para alguns recursos utilizados por cada cliente e por cada hospedagem. É importante destacar que o limite de tráfego e de espaço é medido em Mb ou Gb, porém em alguns casos provedores utilizam a medida de 1 Gb como equivalente a 1000 Mb, e não a 1024 Mb. É necessário verificar o contrato para saber qual o valor correto utilizado na medição.
Tráfego mensal
O tráfego mensal especifica a capacidade de dados que podem ser transferidos entre o servidor e os usuários envolvendo o domínio do cliente. Diversas empresas contabilizam não apenas o tráfego do site, mas também o tráfego de e-mail, FTP e outros protocolos. É bom verificar o contrato para certificar-se do que é contabilizado em cada caso.
Todo mês este tráfego mensal é zerado e contabilizado novamente. Os painéis de controle permitem acompanhar a utilização, geralmente com relatórios diários.
Espaço em disco
O espaço em disco é quanto em Mb ou Gb que um cliente pode armazenar no servidor. Algumas empresas contabilizam apenas o espaço do site, outros contabilizam o espaço FTP total, e também banco de dados e até mesmo logs de acesso. É preciso checar o contrato de cada empresa para entender como cada empresa funciona.
Número de domínios
O normal é cada hospedagem ter apenas um domínio, entretanto, algumas empresas permitem mais de um domínio em cada hospedagem. Geralmente isso significa que todos os domínios de uma mesma hospedagem respondem a um mesmo site, com um mesmo conteúdo. Quando há necessidade de conteúdos distintos, abre-se outra conta de hospedagem.
Mais informações: