Diferenças entre plataformas de hospedagem

Na hora de hospedar um site, você deverá escolher uma plataforma de hospedagem, que definirá o ambiente em que seu site funcionar. Este ambiente é composto pelo servidor web, pelas linguagens de programação, bancos de dados e demais recursos suportados.

As plataformas mais comuns de hospedagem são:

Plataforma Windows: ideal para rodar sistemas e linguagens de programação desenvolvidas pela Microsoft, tais como ASP e ASP.NET. O servidor web é o IIS e os recursos desta hospedagem são todos voltados para o ambiente Windows. O banco de dados mais utilizado para este tipo de hospedagem é o SQL Server, embora algumas empresas também utilizem Microsoft Access para aplicações de pequeno porte também.

Plataforma Linux/Unix: é a plataforma de hospedagem mais utilizada em servidores no mundo todo, fato que se deve a estar toda baseada em sistemas de código aberto. Existe uma gama enorme de linguagens de programação disponíveis para Linux e Unix, entretanto as mais comuns são PHP, Perl, Ruby e Python. O servidor web predominante desta plataforma é o Apache, por sua vasta compatibilidade com diversos outros sistemas, mas alternativas ao Apache, que possuem melhor desempenho, como o nginx, têm despontado e crescido em bom rítimo. Como banco de dados, as opções MySQL e PostgreSQL são as mais utilizadas.

Não há como se definir a plataforma para a hospedagem de um site sem antes planejar o desenvolvimento de um site, por isso, antes de contratar um serviço de hospedagem de sites, tenha em mente que o plano e a plataforma correta será crucial para o sucesso e o correto funcionamento do seu site.