Ocultando link de e-mail para evitar spam.

Todos os endereços que aparecem nas páginas web, à vista ou escritas no código, são suscetíveis de ser capturadas e utilizadas para o envio de spam. Por isso, não é má idéia proteger nossos e-mails para tornar a tarefa difícil aos spammers, e evitar que em pouco tempo comecemos a receber mensagens não desejadas.

Um link a um correio eletrônico é assim:

<a href=”mailto:correio@meudominio.com”>correio@meudominio.com</a>

Tanto em href como no texto do link aparece nosso correio eletrônico. Neste artigo veremos umas idéias para evitar que apareçam nossos dados, de modo que não possam captar os endereços.

Utilizar uma imagem no texto do link

Uma boa solução consiste em utilizar uma simples imagem onde aparece o correio. Esta imagem terá o texto do correio eletrônico, para que o visitante possa visualizar o endereço na página, porém escrita sobre uma imagem. Isso é indetectável por um robô que escaneie a página e nossos clientes poderão ver claramente qual é o correio onde devem nos escrever.

Se não colocarmos o link e colocarmos somente a imagem, acabariam nossos problemas. O visitante não poderia clicar no endereço na própria página para nos enviar um mail, mas muito provavelmente seja suficientemente esperto para copia-la no programa de correio que for utilizar.

Utilizar Javascript para ocultar o endereço

Podemos por mediação de Javascript fazer um pequeno programa para que nosso endereço não apareça no código, pelo menos não tão claramente. Podemos, por exemplo, parti-lo em diferentes pedaços e logo concatena-lo, de maneira que não possa se ver por completo em nenhum lugar do código da página.

Vejamos este script:

<script language=”JavaScript”>
usuario=”pedro”
dominio=”qualquerum.com”
conector=”@”

function dar_correio(){
return usuario + conector + dominio
}

function escreve_link_correio(){
document.write(“<a href=’mailto:” + dar_correio() + “‘>” + dar_correio() + “</a>”)
}
</script>

Primeiro, definem-se três variáveis que formam o correio eletrônico que desejamos ocultar. Logo, temos duas funções úteis:

A função dar_correio() devolve o correio eletrônico que se deseja ocultar. Simplesmente concatena as partes do correio eletrônico, que tinham sido definido nas variáveis mais acima.

Por sua parte, escreve_link_correio(), escreve na página web um link ao correio eletrônico completo. Um link a um correio eletrônico é assim:

<a href=”mailto:correio@meudominio.com”>correio@meudominio.com</a>

Esta função se apoia no dar_correio() para obter o correio que se desejava ocultar.

Para que apareça na página o link ao correio eletrônico devemos fazer uma chamada à função escreve_link_correio(), no lugar do corpo que desejarmos que se mostre.

Nota: Se o computador do usuário não tiver Javascript ou tiver desabilitado, não poderá ver esses endereços de correio escritos na página desde Javascript. Por isso, pode ser uma boa idéia mudar este truque com o de mostrar uma imagem com o correio, para que pelo menos se veja a imagem. Embora ainda existam navegadores só em texto, com o qual nem sequer se veria a imagem. Enfim, existe um mundo de possibilidades.

Este seria o código para mostrar em qualquer parte da página.

<body>
<!– em qualquer parte do corpo da página –>
<script>escreve_link_correio()</script>
</body>

Se o robô do spammer for muito esperto, provavelmente possa colocar em execução o Javascript para interpreta-lo e saber onde está escondido o endereço de correio. Isso parece no momento pouco provável. Existem tanto endereços nas páginas web, que é possível que eles não se entretenham tanto tempo para obter endereços ocultos no código da página.

Não obstante, certamente existem outras maneiras de ocultar um pouco melhor com Javascript esse endereço.

Abraços