Os 3 servidores web mais populares do mundo

Para se hospedar um site, é necessário um servidor web. Abaixo segue uma breve descrição sobre os 3 mais utilizados servidores web no mundo todo:

Apache: é o servidor web mais utilizado no mundo, hospeda na Internet mais de 360 milhões de sites. O Apache suporta uma variedade de recursos, muitos deles implementados como módulos para extender sua funcionalidade, entre eles o mod_access, responsável por delimitar o acesso a diretóriso e arquivos, com authenticação onde necessário e o mod_rewrite, que premite a reescrita de URLs, recurso introduzido no Apache. Alguma das linguagens de programação suportadas são Perl, PyThon, Tcl e PHP. O Apache se tornou tão popular que a maioria dos sistemas open-source o requerem para funcionar, tamanha a facilidade de uso e recursos integrados.

IIS (Internet Information Server): é o servidor web da Microsoft. Apesar de possui apenas 16% do mercado, hospedando pouco mais de 110 milhões de sites no mundo todo, o IIS suporta os protocolos HTTP, HTTPS, FTP, FTPS, SMTP e NNTP. Ele é parte integrante do Windows Server, apesar de não habilitado por padrão em uma instalação padrão do Windows. Entre suas principais características, está a integração com as tecnologias criadas pela Microsoft, tais como o Framework .NET, utilizado em páginas ASP.NET, com suporte a VB.NET, C# e multas outras linguagens.

nginx: apesar de ocupar o terceiro lugar em utilização, o nginx é o servidor web que mais cresce em utilização nos últimos anos. Ele também pode ser utilizado como um proxy reverso para HTTP, SMTP, POP3 e IMAP, e possui um foco em performance e escalabilidade. O nginx é responsável por hospedar mais de 100 milhões de sites no mundo.